06 nov
2015

5 Problemas e soluções de uma empresa familiar

Os problemas de uma empresa familiar podem ser encontrados tanto nas pequenas empresas quanto nas multinacionais. Enfrentá-los de maneira profissional é um grande segredo para conseguir o sucesso. Fique atento com esses erros e corrija-os enquanto pode.

1º). Empregar parentes é normal até por uma questão de confiança. O problema começa quando não há controle de horários ou cobrança por resultados. Isso causa perda de autoridade e dá mau exemplo para os demais funcionários. A contração de parentes deve ser admitida com regras e com base nas habilidades do profissional. Se os funcionários têm direitos e obrigações, não é porque é parente do dono que existirão privilégios.

2º). Misturar as finanças particulares com as despesas da empresa costuma causar um total descontrole de gastos. É fundamental ter contas bancárias separadas, definir uma retirada mensal fixa e ter disciplina para não usar o caixa da empresa para fins pessoais.

3º). Atrelar muitas funções ao responsável pelas finanças da empresa, como também ser gestor operacional ou vendedor ao mesmo tempo, acaba o profissional negligenciando algumas tarefas e/ou funções de extrema importância para o planejamento estratégico ou funcional da empresa.

4º). Atribuir funções e salários de acordo com a competência e não por grau de parentesco.

5º). Transmita a missão, visão e valores da empresa para todos os funcionários, sejam eles seus parentes ou não. Delegue e exija resultados. Sem autoridade e planejamento nenhuma empresa cresce.

Um beijo e até a próxima!

 

The following two tabs change content below.
Kercia Morais

Kercia Morais

Administradora, Mercadóloga e Consultora de Imagem.

3 thoughts on “5 Problemas e soluções de uma empresa familiar

  1. Muito bom seu texto querida kercia, continue assim.

    Responder
  2. Como todos os setores da vida há prós e contras.
    Mas nada que planejamento e disciplina não resolvam!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 1 =