19 abr
2016

A GENÉTICA E SEUS ENCANTOS: OS TIPOS SANGUÍNEOS

Se eu perguntar a você qual o seu tipo sanguíneo, você responderá “A-positivo” ou “B-positivo”, por exemplo, sendo que a letra representa o grupo sanguíneo e a palavra “positivo” está associada ao fator Rh. Você sabe seu tipo sanguíneo, claro, mas você sabe como o adquiriu? Muito fácil de explicar: ao se reproduzirem, seus pais geraram você. Logo, você, como um todo, é o resultado de uma mistura que deu certo.

Seu tipo sanguíneo advém da combinação dos genótipos (constituições genéticas) que determinam os tipos sanguíneos dos seus pais. Isto é óbvio, mas, talvez, você esteja se perguntando: “Se a minha mãe tem sangue tipo B-positivo e o meu pai tem sangue tipo A-positivo, como é que o meu sangue pode ser tipo O-negativo?”. Calma, calma! Você não foi adotada. Isso pode acontecer quando ambos os pais são heterozigotos – possuem dois alelos diferentes num mesmo gene. Estes alelos são representados por letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto, para indicar sua dominância. Então, para esclarecer sua situação:

TIPO SANGUINEO

Na figura à esquerda, o tipo sanguíneo O está representado por “ii”. Você pode verificar que a probabilidade é de 25% para cada tipo sanguíneo, ou seja, é possível que o casal ilustrado gere quatro filhos, cada um com um tipo sanguíneo diferente. Quanto à figura à direita, onde os alelos do fator Rh estão representados pelas letras “D” e “d”, o par “dd” é o Rh negativo. Então, no caso apresentado, esse casal poderá ter quatro filhos, cada um com um tipo sanguíneo diferente. Veja que, nos dois casos, é necessário que ambos os alelos sejam recessivos para que o tipo sanguíneo seja O-negativo.

Espero que tenham gostado da informação.

 Ingrid Medeiros

INGRID MEDEIROS

BIOMÉDICA

The following two tabs change content below.
Kercia Morais

Kercia Morais

Administradora, Mercadóloga e Consultora de Imagem.

One thought on “A GENÉTICA E SEUS ENCANTOS: OS TIPOS SANGUÍNEOS

  1. Crente fashion sempre inovando nos posts!
    Muito bom!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 4 =