21 jan
2016

Doação de leite materno

doação-de-leite-Foto-NET

Quem aí conhece ou já ouviu falar da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH)? Ninguém? Pois é… Isto precisa mudar. A Rede BLH tem os objetivos de: “promover, proteger e apoiar o aleitamento materno; coletar e distribuir leite humano de qualidade certificada; contribuir para a redução da mortalidade infantil; e somar esforços ao Pacto Nacional Pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal”. Para isso, a rede depende de informação, conscientização e solidariedade da população, pois todo este trabalho é realizado mediante a doação de leite materno. O problema é que muitas mães encontram-se enganadas por alguns medos e mitos. Um deles é o medo de seu leite acabar, caso ela o doe, prejudicando seu filho, por exemplo.

Amigas, prestem muita atenção: quanto mais o leite materno é retirado da mama, através da própria amamentação, mais ele é produzido pelas glândulas mamárias. E outra: a doação do leite materno é indicada apenas para mães que o produzem em excesso, quando o leite está sobrando, portanto.

Mas quem você ajuda ao doar leite materno ou ao divulgar a doação? Nada mais nada menos que bebês internados em UTIs neonatais, cujas mães não produzem leite suficiente para alimentá-los, ou, por algum motivo, o leite produzido por elas não é indicado para o consumo. E tem mais: você que não está amamentando pode ajudar doando frascos de vidro com tampa de plástico, pois eles são utilizados durante o armazenamento e processamento do leite ordenhado. Viu como há várias formas de ajudar?

Assim como o sangue, leite também é vida. Ele é extremamente importante para o desenvolvimento do recém-nascido, pois o fortalece, o imuniza e o alimenta.

Se você quiser conhecer com mais detalhes o trabalho da Rede BLH e saber como realizar as doações, acesse o site http://www.redeblh.fiocruz.br

Ingrid Medeiros (Biomédica)

Ingrid Medeiros (Biomédica)

The following two tabs change content below.
Kercia Morais

Kercia Morais

Administradora, Mercadóloga e Consultora de Imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 3 =