16 fev
2017

Etiqueta e o uso do celular

Olá!

Você sabe usar o seu celular? A resposta acredito que seja “sim”. Entretanto, muitas pessoas não sabem que existe etiqueta para seu uso.

Hoje abordaremos sobre o uso de um aparelho eletrônico mais usado do século: o celular.

Fone de ouvido

Muitas pessoas perderam a noção de espaço e tempo com o celular, por isso irei trazer algumas dicas de como usá-lo com bom senso e de forma educada, ou seja, com ética.

1º. Quando você estiver em uma recepção de hospital, clínica ou de qualquer tipo de empresa, fale ao celular em tom baixo, ninguém precisa saber o teor de sua conversa;

2º. Caso você esteja em uma ligação e seja chamado para entrar na sala de atendimento de um exame ou de consulta, por exemplo, termine imediatamente a conversa e ponha o aparelho no silencioso (nada de vibrar) ou desligue o aparelho. É completamente deselegante fazer as pessoas esperarem por você!

3º. Nada de ficar olhando o celular dos outros. É uma atitude invasiva;

Olhar para o celular do outro

4º. Em reuniões formais, as quais você não pode desligar o celular devido a uma ligação importante, avise quem irá presidir a reunião. Recebendo a ligação, levante-se em silêncio e só atenda depois que sair da sala;

5º. Ninguém é obrigado a ouvir seus vídeos e suas músicas preferidas, então use os fones de ouvido, principalmente em ambientes e transportes públicos como ônibus, metrô, avião…

Celular no ônibus

6º. Em reuniões informais, como encontros com os amigos ou com a pessoa amada, por favor, esqueçam os aparelhos celulares! Não existe atitude mais constrangedora é perceber que a conversa está péssima ou que a pessoa ao seu lado não importa para você, afinal trocar uma boa conversa e companhia pelo celular é inaceitável. 

Celular-entre-amigosCelular em jantares

7º. Nunca peça o número de celular para uma pessoa. O dono da linha quem decide fornecer ou não, afinal é uma informação particular;

8º. Nunca ligue para uma pessoa tarde da noite ou pela manhã muito cedo, a não ser que seja muitíssimo importante;

9º. Nunca ligue para uma pessoa que se encontra no horário de trabalho, a não ser que seja extremamente necessário, mas antes pergunte: “você pode falar agora?”, ele podendo falar, seja rápido e objetivo.

10º. Igreja/culto religioso (celular desligado ou no silencioso). O que mais vejo são crianças jogando no celular e adultos enviando mensagens no whatsapp…, onde está a reverência e o respeito?! 

A etiqueta tem a cada dia sendo menosprezada, sendo que ela é importante para o bem estar da sociedade. Através dela nos comunicamos melhor, aprendemos o bom senso e o respeito com o próximoA postagem de hoje só são algumas dicas básicas, mas fazem grande diferença no nosso cotidiano. Pratiquem e fiquem ligados nas próximas postagens.

Beijos.

The following two tabs change content below.
Kercia Morais

Kercia Morais

Administradora, Mercadóloga e Consultora de Imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =