04 nov
2015

Família é Projeto de Deus

 

O Senhor diz: abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

(Gn. 12:3)

 

O que é uma família? Para que existe e quais os propósitos de uma família? Em algum momento você já fez essas perguntas? Família é definida como conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si, formado tradicionalmente através da união entre homem e uma mulher que vivem na mesma casa formando um lar. Como grupo social, possui funções de proteção e socialização dos seus membros internamente, bem como a acomodação a uma cultura e a transmissão dos valores morais, sociais, espirituais, tradições e os costumes através da educação dos filhos  influenciando o comportamento social de cada indivíduo. No ambiente familiar deve haver respeito, harmonia, afeto, proteção, confiança, segurança, conforto, bem-estar e apoio necessário na resolução de conflitos, proporcionando a unidade familiar.

Deus ao chamar Abrão faz uma “Aliança” com ele estabelecendo regras, leis e condições para que o seu plano seja cumprido.  Esta aliança é algo sério e muito solene, na qual Deus demonstra seu amor e cuidado pela criação “a família”. Deus faz uma promessa que se estende a todas as famílias da Terra. Ela é criação divina, primeira instituição numa comunidade social e para se desenvolver plenamente, devemos contar com a bênção de Deus.

Acredito que uma família abençoada que busca ao Senhor… Com marido, esposa e filhos obedientes é uma família de bem-aventurados. Não querendo dizer com isto que esta família não terá problemas; isto é impossível de acontecer, pois somos homens e falhos. Porém, esta é o exemplo de família que Deus quer pra mim e pra você!

Problema sempre terá, mas quando se tem fé, crendo no Deus que nos formou, temos esperança de que no seu tempo tudo se resolverá!

Deus em Sua Palavra instrui o seu povo a respeito de todos os aspectos da vida familiar e com o auxílio do Espírito Santo podemos obter ensinamentos cheios de sabedoria, conselho e orientações com o poder transformador!

Algumas atitudes simples podem ser praticadas como: ensinar nossos filhos a pedirem a bênção ao dormir e ao levantar, pois temos autoridade espiritual sobre suas vidas para abençoá-los; como esposas sermos submissas aos nossos maridos; submissão não implica inferioridade; submeter-se aqui é ter respeito mútuo, ter amor, compreensão, é estar lado a lado e nas decisões estarem de comum acordo; bem como os maridos amarem sua esposa, cuidando pra que esteja sempre se sentindo segura, protegida e seus filhos orientados na palavra de Deus.

“Vós, mulheres, submetei- vos a vossos maridos, como ao Senhor.” ( Ef 5:22)

“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também cristo amou a sua igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” ( Ef 5: 25)

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.”( Ef 6:1 ).

O apóstolo Paulo nos orienta dizendo que a família é a base forte do homem, é uma escola constante de aprendizado, amor e respeito a Deus. É assim que funciona. Jesus ama você e a tua família, devemos obedecer em tudo o que não desonre ou negue a Deus. Jesus abençoe a tua casa! Amém!

The following two tabs change content below.
Ailza Morais

Ailza Morais

Casada, mãe de 3 filhas (já maiores de idade e bem-criadas), sou conselheira de mulheres na igreja Assembleia de Deus Cristianismo sem Fronteiras, missionária e com formação em teologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 7 =