01 nov
2015

História da moda: Anos 70

A moda certamente faz parte da nossa história. Em diferentes períodos em que ocorreram grandes mudanças na sociedade, a moda também sofreu grande influência e se fez presente de forma esplêndida, marcando cada década e caracterizando-a com um estilo, servindo de referências e fonte de inspirações até os dias presentes.

Entre muitas décadas repletas de estilo que certamente revolucionaram a moda, a década de 70 trouxe grandes contribuições. Nesta época, o mundo vivia a crise do petróleo afetando vários setores da sociedade, gerando na indústria têxtil uma preocupação com relação  a matéria –prima (petróleo) utilizada na fabricação de tecidos sintéticos. Então, fez-se necessário uma substituição por produtos naturais e rústicos na fabricação dos tecidos passando a utilizar lã, tricô e algodão. Nesse mesmo período, surgem vários movimentos sociais: o de defesa ambiental;  o movimento negro “Black is Beautiful”, que defendia as raízes africanas; as revoltas de estudantes; os movimentos musicais do Rock and Roll, discotecas e música erudita, dentre todos os movimentos o “Hippie” sem dúvida, foi o de maior influência.

A influência do movimento “hippie” na moda foi um grande marco para o início dos anos 70, trazendo um estilo jovial que transmitiu a liberdade de expressão tornando-se conhecidos como a geração “paz e amor”. Esse estilo é expresso através das calças boca-de-sino, diversidade de estampas, bordados, franjas, bijouterias, roupas com tecidos naturais e artesanais, cabelos longos ou “black-power”, batas, sandálias tipo plataforma e botas.

O visual hippie era cheio de vida e bastante colorido. Por isso, a combinação de cores e a mistura de tecidos fizeram com que essa moda se tornasse inesquecível e influenciasse as novas criações. As referências desse estilo servem como inspirações para estilistas famosos na atualidade, ganhando novas modelagens e novos termos como o “Hippie Chic” ou “Boho Chic”.

The following two tabs change content below.
Regiane Marques

Regiane Marques

Técnica em produção de moda e estudante de história.
Regiane Marques

Últimos posts de Regiane Marques (ver todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 3 =