19 jun
2017

INFORMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DO MICROSOFT EXCEL NA VIDA PESSOAL

A IMPORTÂNCIA DO MICROSOFT EXCEL NA VIDA PESSOAL

Imagine ter uma lâmpada mágica em casa e não saber disso. É mais ou menos isso que ocorre no seu computador, onde provavelmente está instalado o Microsoft Excel, um dos programas mais úteis que existe, mas que muita gente mal sabe disso. Se você ainda não está convencido, confira agora 6 razões para você usar o Excel no seu dia a dia:

1. Melhorar o controle sobre as suas finanças pessoais

Com o Excel fica muito mais fácil administrar o seu orçamento pessoal. Seu salário, outras rendas e despesas como aluguel, supermercado, contas de água e luz, por exemplo, podem ser facilmente somados. É também fácil copiar esses itens mês a mês, para que você só tenha o trabalho de atualizar os valores, pois o Excel se encarrega de fazer todas as contas. Dessa forma, você pode detectar logo onde pode cortar despesas e onde é melhor investir o que poupa.

2. Organizar uma grande festa

Seja um churrasco ou um casamento, usando o Excel você pode se tornar o tesoureiro ou o organizador da diversão. Com as planilhas é fácil saber quais convidados já pagaram sua parte, quantos confirmaram presença, se o número de convites vendidos já cobre o orçamento ou se será preciso alugar mais mesas e cadeiras, entre outras informações.

3. Comparar dados

Queira você produzir um furo de reportagem, uma boa monografia na faculdade, um artigo em revista científica ou mesmo um relatório que vai aumentar os lucros da sua empresa, o Excel pode ser a ferramenta que você precisa.

Isso porque ele torna muito fácil coletar e analisar a relação entre grandes quantidades de dados. Você pode ver o grau de correlação entre unidades vendidas de um produto e a temperatura nas cidades, definir a importância da idade do consumidor na frequência a certo estabelecimento ou descobrir o peso da renda das famílias nas notas que os filhos tiram no Enem, por exemplo. O importante é ter sempre em mente que o Excel é uma ferramenta de ouro para análises comparativas.

4. Produzir uma lista bem grande

Experimente ir a um processador de texto (como o Word, por exemplo) e digitar assim: 1, 2, 3, 4… o programa pode até “adivinhar” para você o próximo número com base na sequência, mas ele não fará mais que isso. No Excel, ao contrário, você pode, em um instante produzir uma lista de até 100, 1.000 itens ou quantos você precisar de forma bem ágil.

5. Ganhar dinheiro com mala direta

Com o Excel é fácil não apenas tabular ou visualizar dados, mas (o mais importante) achá-los. Para enviar cartões de Natal, por exemplo, ou para produzir mala direta para centenas ou milhares de endereços, o Excel é uma “mão na roda”. Você pode facilmente mandar imprimir envelopes ou adesivos, filtrando, por exemplo, apenas endereços de certa cidade ou de clientes com determinado perfil. Tudo isso em questão de segundos.

6. Trabalhar em equipe

Mesmo que nem todos os computadores tenham o Excel, ele permanece sendo o modelo para todos os outros programas de planilhas. Muitas pessoas têm hoje uma conta no Gmail, o que é suficiente para acesso ao Google Docs. Ele oferece uma ferramenta gratuita de planilhas tão fácil de usar quanto o Excel. Por isso, aprender a usar o Excel é fundamental para que você possa, com o Google Docs, compartilhar uma planilha e trabalhar em conjunto com colegas de empresa, pessoas que podem até estar em outro país. Dessa forma, fica bem mais fácil manter atualizada a lista de contatos dos funcionários ou as etapas de um projeto, não é mesmo?

*Artigo do Consultor em planilhas e gerenciamento de projetos, Lisandro Pamponet.

Contato:

Whatsapp: (75) 98188-1153

E-mail: lisandropamponet@gmail.com

The following two tabs change content below.
Kercia Morais

Kercia Morais

Administradora, Mercadóloga e Consultora de Imagem.

One thought on “INFORMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DO MICROSOFT EXCEL NA VIDA PESSOAL

  1. Concordo plenamente. O Excel é uma ferramenta multitarefa. Além disso, possibilita a manipulação de grande volume de dados, facilitando a organização financeira pessoal e profissional.
    Percebe – se que, o domínio da ferramenta citada, proporciona grande destaque no mundo corporativo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + doze =